quarta-feira, 6 de junho de 2012

O AUTO RETRATO






O Auto Retrato 


No retrato que me faço
---traço a traço---
às vezes me pinto nuvem,
às vezes me pinto árvore...

às vezes me pinto coisas
de que nem há mais lembrança...
ou coisas que não existem
mas que um dia existirão...

e, desta lida, em que busco
---pouco a pouco---
minha eterna semelhança,

no final, que restará?
Um desenho de criança...
Corrigido por um louco!

Poema de Mário Quintana In.: 
"Apontamentos de História Sobrenatural".



segunda-feira, 4 de junho de 2012

15 DE JUNHO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA

                     
                                                                            



15 DE JUNHO DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DA VIOLÊNCIA
 CONTRA A PESSOA IDOSA 



                          EM VEZ DE VIOLÊNCIA, DÊ CARINHO A QUEM DEDICOU A VIDA A SERVIÇO DE OUTRAS VIDAS... 

        ...PORQUE A LINGUAGEM DO AMOR SÓ NÃO ENTENDE 
                                                                                   QUEM NÃO QUER!!!

      É  incrível como nos dizemos, nos portamos e segundo nossa própria opinião nos consideramos tão Pós-Modernos. A questão é que apesar disto, ainda não aprendemos a RESPEITAR nossos SEMELHANTES. 

         A exemplo desta contradição, temos pois, AS PESSOAS IDOSAS. Se por um lado somos um dos países da América Latina que mais cresce em População Idosa, resultante do aumento da Expectativa de Vida, deparamo-nos por conseguinte com o aumento do número de casos de VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA. 

       Imagino que toda esta síntese de desamor nada mais é que um dos frutos da ignorância daqueles que ainda não aprenderam a lidar com as DIFERENÇAS, nem tão pouco foram educadas a Viver sob a Perspectiva da CONVIVÊNCIA INTERGERACIONAL.  

      Acredito sinceramente que você que se mostrou disponível a acessar este blog é porque pensa, sente e age diferente das demais pessoas. Talvez você seja aquela pessoa que fica indignada quando vê alguém abusando de sua condição seja de PARENTE, AMIGO, FILH@, NET@, ... para AGREDIR FÍSICA, MATERIAL e ou PSICOLÓGICA MENTE  uma PESSOA IDOSA. 

       Se você é uma dessas pessoas, deseja que seu futuro enquanto IDOS@ seja mais HUMANO, ama a VIDA  e Respeita as PESSOAS IDOSAS,  ao assistir e ou tomar conhecimento de alguma, dentre as tantas formas de AGRESSÃO E ABUSO A PESSOA IDOSA, nos ajude:

* DISQUE  100   e DIGA NÃO a violação dos DIREITOS HUMANOS, DIGA NÃO AOS MAUS TRATOS À PESSOA IDOSA!!! ... 

COM ESTA ATITUDE ESTARÁS CUIDANDO DE TEU PRÓPRIO AMANHÃ... 

ABRAÇO FRATERNO A TOD@S!!! 

                                                 EDILENE JUSTINO - EDY JUSTINO ; )      

sábado, 2 de junho de 2012

A IDADE DE SER FELIZ ...

                       




A Idade de Ser Feliz



Existe somente uma idade para a gente ser feliz, 
somente uma época na vida de cada pessoa 
em que é possível sonhar e fazer planos 
e ter energia bastante para realizá-las 
a despeito de todas as dificuldades e obstáculos. 

Uma só idade para a gente se encantar com a vida e viver apaixonadamente 
e desfrutar tudo com toda intensidade 
sem medo, nem culpa de sentir prazer. 

Fase dourada em que a gente pode criar 
e recriar a vida, 
a nossa própria imagem e semelhança 
e vestir-se com todas as cores 
e experimentar todos os sabores 
e entregar-se a todos os amores 
sem preconceito nem pudor. 

Tempo de entusiasmo e coragem 
em que todo o desafio é mais um convite à luta 
que a gente enfrenta com toda disposição 
de tentar algo NOVO, de NOVO e de NOVO, 
e quantas vezes for preciso. 

Essa idade tão fugaz na vida da gente 
chama-se PRESENTE 
e tem a duração do instante que passa.



OBS.: Poema de autoria do poeta Geraldo Eustáquio de Sousa que tem sido injustamente divulgado nas redes sociais como sendo de autoria do poeta Mário Quintana
      


"NINGUÉM PODE ESTAR  NA FLOR DA IDADE, MAS CADA UM PODE ESTAR NA FLOR DE SUA PRÓPRIA IDADE" 

                                                                                                                          MÁRIO QUINTANA 



       Meu primeiro blog foi criado em 2009, chamava-se "Encanto Literário", mas por várias razões, não o levei ao ar. Hoje reuni duas paixões; literatura e envelhecimento e, decidi compartilhar com os internautas.

        Acredito na grande necessidade do 'respeito à Pessoa Humana', na igualdade, na justiça e sobremaneira, na 'convivência intergeracional' respeitosa, solidária e Humana. 

         Ao criar este blog tenho por alguns dos objetivos:
         
       1º Reunir textos literários (poemas, contos, crônicas, canções,...) e não literários (artigos, reportagens,...) que apresentem a temática da Velhice e do Envelhecimento;

      Instigar e Promover diálogos acerca da temática da Velhice e do Envelhecimento entre pessoas de todos os estados  e, se possível entre pessoas de outros países que por ventura venham a se interessar pela temática...


       Espero que a iniciativa agrade, seja motivadora e acima de tudo, que verdadeiramente sirva como espaço descortinador do preconceito dos mais jovens em relação aos mais velhos e ou mais experientes

         Que este espaço não seja visto como um recanto dos jovens x velhos, mas como um elo circular que reuni pessoas e ideias humanizadoras, isto porque dialogar, se entender e viver afetuosa  e respeitosamente, verdadeiramente, 'não tem preço'!!! 

         Um abraço fraterno a tod@s e sejam muito bem vindos !!!

                                                                              Edilene Justino - Edy Justino ; )